Idosos e portadores de doenças crônicas foram os primeiros contemplados, Pinhalzinho deve vacinar 4.203 pessoas até o dia 26 de maio.

 

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe) teve início na segunda-feira (17). Até dia 20 de abril, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas, para os demais, a vacinação inicia na próxima 2ª feira dia 24 de abril e se estenderá até o dia 26 de maio. As vacinas são aplicadas no Centro de Especialidades, no Bairro Divinéia.

 

A aplicação da vacina está ocorrendo no horário de atendimento da unidade, ou seja; das 07h30 às 11h30 e 13h ás 17h. A vacina é a Trivalente composta por H1N1, H3N2 e Influenza B. Os grupos prioritários são: Idosos-pessoas com 60 anos ou mais; crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas (mulheres que tiveram seu bebê até 45 dias); trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; pessoas portadoras de doenças crônicas como: doenças respiratórias, renais, hepáticas, diabetes, neurológicas, cardíacas; pessoas com obesidade grau III; pessoas que fizeram transplante de órgãos; professores do setor público e privado; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; e povos indígenas.

 

Conforme o secretário da Saúde Elmo Zanchet, no setor de imunização, o movimento no Centro de Especialidades foi intenso nos primeiros dias da campanha. “A procura esteve grande nos dois primeiro dias, mas temos que levar em consideração que 1.700 idosos serão vacinados. Essa separação dos grupos ocorreu porque a vacina está chegando até nós em etapas, então se viessem nos primeiros dias pessoas de todos os grupos, certamente haveria falta de vacinas”, ressalta.

 

De acordo com a enfermeira Ivani Flesch Dewes, responsável pelo setor de imunização, os portadores de doenças crônicas deverão apresentar receita médica e/ou outro documento que comprove sua doença para receber a vacina. Os profissionais de saúde e professores deverão apresentar documento que comprove sua categoria de trabalho. O dia “D” de vacinação, ocorre dia 13 de maio (sábado), com a sala de vacinas que fica na rua João Pessoa próximo a igreja do bairro Nova Divinéia, atendendo o dia todo.