O ano de 2017 foi de muito movimento no esporte pinhalense. Só nos tradicionais campeonatos de Futebol Suiço, Futsal, Futebol de Campo e Bocha, mais de 1700 atletas estiveram envolvidos. Nas categorias de base foram 444 atletas atendidos no social e 259 em rendimento nos esportes: voleibol, futebol de campo, tênis de mesa, futsal e taekwondo. Para 2018, tanto nas escolinhas de base, como nos campeonatos municipais, a previsão é de mais modalidades disputadas e mais pessoas envolvidas.


Segundo o diretor da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Pinhalzinho, Flávio Both, para 2018 as escolinhas contarão com novas modalidades para os atletas escolherem. “A partir do dia 12 de fevereiro estaremos realizando as inscrições para as escolinhas. Vamos passar na escolas divulgando o projeto “Atleta Nota 10”. Este ano, além das modalidades que já tínhamos ano passado (Tênis de Mesa, Futsal, Futebol de Campo e Voleibol), vamos oferecer atletismo e xadrez. A gente pede para os pais que, a partir dessa data, passem na FME e realizem a inscrição das crianças”.


Para realizar a inscrição, é necessário que os responsáveis pelas crianças tragam uma cópia do RG e preencham a ficha de inscrição com os demais dados. “A idade é dos 05 aos 17 anos. Ano passado a gente inovou com a iniciação, e tivemos bastante crianças inscritas, por isso neste ano vamos continuar com as crianças a partir de 05 anos. Todos os atletas devem realizar a inscrição, incluindo quem já participava no ano passado. As aulas tem previsão de iniciar no dia 05 de março, mas quem quiser pode realizar a inscrição em qualquer época do ano”, explica Flávio


Próximas competições


Iniciará, nos próximos dias, o Campeonato Municipal De Futebol Suiço, que é a primeira competição do ano. “Tivemos a inscrição de 22 equipes no força livre, 12 no veteranos e 05 no feminino, como no Master teve somente duas equipes inscritas, não haverá disputa nessa modalidade. Assim que acabar o Campeonato Suiço, já temos programado para o final do mês de maio os Jogos Abertos de Pinhalzinho (Japi). Este campeonato era para ser realizado no final de 2017, mas devido a solicitação dos moradores do interior, transferimos para o mês de maio”.


Flávio destaca que a FME irá gerenciar, também, todos os jogos organizados pela Fesporte que as equipes pinhalenses participarem. “Vamos ter uma programação bem extensa, pois nestes jogos são as equipes de rendimento que participam, como a Olesc, Joguinhos e Jasc.

A Fesporte também vai promover os Jogos da Terceira Idade (Jasti), que vamos participar. No final do ano passado já foi realizado as seletivas municipais e definidos os representantes do município que vão disputar a fase regional, que provavelmente acontecerá em Maravilha”.


Também em maio, será realizado as Olimpíadas da Terceira Idade em Pinhalzinho. No ano passado foi realizado o Jasti e as Olimpíadas junto, mas desta vez as Olimpíadas ocorrem no final de maio e o Jasti em setembro.


“Temos uma vasta programação, com um cronograma para seguir das competições tradicionais, que são realizadas todo ano, como está sendo realizado agora o Campeonato Municipal de Futebol Suiço, depois vem o Municipal de Futsal e após o Municipal de Futebol de Campo. Também teremos as já tradicionais competições de bocha e este ano com a novidade do Campeonato de Bocha de Casais, que ainda está sendo definido alguns detalhes, mas que deverá abrir inscrições em fevereiro ou março’, conta Flávio.
 

Volta à LCF


O diretor também relata que neste ano a equipe adulta de futsal voltará a disputar a Liga Catarinense de Futsal. “Além do adulto, assim como ano passado, vamos ter um time em quase todas as faixas etárias da competição, com prioridade para as equipes de base, incentivando bastante os atletas, pois no futuro eles formarão a equipe adulta”.
Both também lembra que as equipes de futsal no ano passado fizeram uma boa campanha na Liga. “No ano passado, a equipe feminina de Pinhalzinho ficou campeã da Liga e a equipe Sub-18 ficou em segundo lugar, isso faz com que já tenhamos uma base boa para o adulto. Além dessa colocação, a essa equipe também ficou com a quarta colocação do estado nos Joguinhos, onde enfrentou equipes muito fortes e conseguiu realizar uma boa campanha, tanto os atletas como os professores estão de parabéns”.


Uma grande conquista do ano passado, segundo Flávio, foi classificação da equipe adulta do voleibol para a fase estadual do Jasc, um fato inédito para o município. “Para este ano vamos organizar, também, um campeonato municipal de Voleibol, que já está tendo bastante procura pelas equipes. No geral parabenizo todos os professores das modalidades pelo bom trabalho realizado e desejo boas-vindas a todos, para que possamos fazer um bom trabalho neste ano”, sublinha.