Na terça-feira (20), alunos das escolas Emeb José Theobaldo Utzig e Emef Maria Terezinha, receberam medalhas dos Níveis II e III da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG).


A OBA e a Mostra de Foguetes são organizadas anualmente, por uma comissão de astrônomos e profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por Engenheiros da Agência Espacial Brasileira. Ela é organizada em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas. Objetivo é levar conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.


A Mostra de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.


Conforme a diretora da Emeb, Marcia Meneghetti Dal Vesco, participar da olimpíada e trabalhar esses temas é uma opção da escola, pois não é conteúdo do currículo, mas é trabalhado por opção dos professores em parceria com a Udesc com o professor Daniel Lunes Raimann e seus estagiários, que vão à escola e ajudam os professores a trabalhar os assuntos de astronomia e astronáutica, além de ajudar a construir os foguetes. De 6º a 7º ano, a professora de geográfica trabalha com esse tema e os alunos realizam somente uma prova, não fazem o lançamento de foguetes.     


Da Emef Maria Terezinha, sete alunos foram contemplados com medalha de bronze, na 12ª Mostra Brasileira de Foguetes. Já da 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, dois alunos conquistaram a medalha e prata e um aluno a medalha de bronze. 


Da Emeb José Theobaldo Utzig, no nível II, alunos do 4º e 5º ano, oito alunos receberam medalha de ouro, seis alunos medalha de prata e sete alunos medalha de bronze. O nível III, que participam alunos do 6º ao 9º ano, a Emeb participou com alunos do 6º e 7º ano. Duas alunas conquistaram medalha de ouro, duas alunas medalha de prata e 11 alunos medalha de bronze. Da escola, trabalharam com o tema, os seguintes professores: Nivel II: Eliane Kremer, Eliria Hoffmann, Volnei Gollo. EMEF: Luiz Carlos Weber e Karine Solivo, e nível III: Leda Thomae. Também os orientadores de ambas escolas Neusa Ecco Stulp, Diana Cristina dos Santos e Jaqueline Cardias.