A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhalzinho está oportunizando as crianças da Educação Infantil, matriculadas nas turmas de Pré II ( 5 e 6 anos) dos Centro de Educação Infantil Municipal (CEIMs): Amigo da Infância, Pedro Simon, Noêmia Griebler, João Trichez, Menino Jesus e EMEF, a visitar a Instituição Chapecó Criança.

O objetivo é refletir sobre as questões do cotidiano de forma lúdica, com a proposta de envolver o imaginário da criança contribuindo significativamente na sua formação como um verdadeiro cidadão; possibilitar vivências que ocorrem diariamente, localizando as crianças no mundo e em uma cidade, sensibilizando-as sobre suas ações, focando conhecimentos e esclarecendo seus direitos e deveres como cidadãos.

As visitas acontecem nos dias 01, 05, 07, 08 e 12 de dezembro, conforme agendamento na Instituição.

Chapecó Criança

Criada em 2008, a instituição Chapecó Criança – Cidadania em Ação trata-se de uma cidade em escala menor. Uma iniciativa inovadora reconhecida nacionalmente no ano de 2015, com a conquista do Prêmio Medalha Zilda Arns de Boas Práticas para a Primeira Infância.

No espaço as crianças encontram e entendem o funcionamento do fórum, da câmara de vereadores, da prefeitura, do banco, do supermercado, do posto de saúde. Além disso, participam de ações no laboratório interativo de aprendizagem, na biblioteca, no cine teatro, na transitolândia, onde aprendem noções de transito de forma prática, vivenciam oficinas de educação para o trânsito, educação ambiental e coleta seletiva, além do planisfério: um mapa mundi construído no chão dando as localidades geográficas da terra.

A partir de temáticas distintas, entendem questões práticas sobre cidadania, direitos e deveres.