Um trabalho intenso está sendo realizado no município de Pinhalzinho para deixar tudo preparado para a Efacip 2019. Nesta semana, alunos da Casa Familiar Rural de Saudades estiveram fazendo o ajardinamento e arborização em alguns pontos públicos, tudo para deixar o município mais bonito para receber os visitantes. 


Conforme o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa, a parceria com a Casa Familiar já existe algum tempo. “Procuramos dentro dos limites do município, fazer os aportes para que a Casa Familiar de Saudades possa desenvolver o seu trabalho, que é um convívio do que é prático na propriedade, prático na sociedade, com a teoria que os professores repassam em sala de aula. Temos que agradecer essa parceria que faz com que possamos desenvolver também esse trabalho no município. Não é exploração de mão de obra, é uma aula prática que esses alunos estão tendo com o acompanhamento da coordenação e professores da Casa Familiar”, diz. 


A coordenadora de curso, Sandra Schuh, destaca que hoje a Casa Familiar atende 37 alunos, destes, cinco são de Pinhalzinho. “Nesta parceria, o município nos auxilia financeiramente para desenvolver as atividades, como também as famílias dos alunos, e isso é um incentivo a mais para que os jovens possam continuar os estudos e consequentemente também é um incentivo para que eles tenham uma formação profissional na área e permaneçam nas suas propriedades”, ressalta. 


Como contrapartida, a Casa Familiar presta esse suporte ao município de Pinhalzinho e demais parceiros, realizados aulas praticas e auxiliando nas ações necessárias. “A formação dos nossos alunos não é só uma formação profissional. Os jovens além de saírem com uma formação técnica, também saem com uma formação pessoal, eles aprendem a dar valor às pequenas atividades desenvolvidas no dia a dia e tendo essas atividades fora da Casa Familiar também conseguem ter a percepção de como é o trabalho na comunidade, o trabalho social”, aponta. 


A professora de história que esteve acompanhando os alunos, Diane Dalla Vecchia, menciona que os alunos tem a formação em sala de aula e durante esses trabalhos podem colocar em pratica o que aprenderam.