Desde o dia 1º de janeiro de 2018 está aberto o sistema para o Alistamento Militar. Neste ano, os jovens nascidos em 2000 podem se alistar até o dia 30 de junho. 


O jovem poderá fazer seu alistamento online, pelo site www.alistamento.eb.mil.br ou na Junta Militar de seu município. Em Pinhalzinho, fica localizada junto ao Setor de Documentos, na prefeitura. No ato do alistamento é preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento, identidade, CPF e comprovante de residência.


Os alistados em 2017 irão passar pela segunda seleção no dia 21 de fevereiro, no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (14º RC/Mec), em São Miguel do Oeste. Ao todo, 50 jovens alistados em Pinhalzinho, passam pela segunda seleção, destes, alguns serão dispensados e outros passam para a terceira chamada.   


Quem não se alistou no ano passado, pode fazer o alistamento neste ano, somente presencial na Junta Militar, mediante multa de alistamento fora do prazo. Conforme explica o secretário da Junta Militar, Diam Carlos da Silva, a seleção do refratário ocorre junto com os demais alistados no mesmo ano.