No sábado, 12 de maio, será realizado o 1º Piquenique Cultural. O evento ocorre na Praça Avelino Fiorini (Central), das 14h às 17h.

Na oportunidade será realizada abertura da 16ª Semana de Museus Hiperconectados, contação de histórias, varalzinho de desenhos, além de dança, música e outras atrações.

A promoção é do governo municipal de Pinhalzinho, por meio do Departamento Municipal de Cultura e Museu Histórico de Pinhalzinho.

De acordo com a diretora de Cultura, Diovana Werlang Marchesan, vários grupos culturais irão participar, além de entidades do município. “Objetivo é mostrar os tipos de cultura que existem. Sempre iremos aprender em um evento desses, de troca de conhecimentos, de ideias, somar o que já sabemos com o que os outros vão nos ensinar. Serão várias atividades, cada grupo fazendo a sua arte, a sua cultura”, menciona.

Ela salienta ainda, que quem tiver interesse em aprender artes manuais, terá que trazer o seu material de casa. O evento será gratuito e irão contar com vários parceiros. A comunidade poderá levar seu lanche, chimarrão, cadeiras e desfrutar das atividades.

Conforme a diretora do museu, Neiva Lermem, o museu estará presente no evento com a exposição itinerante sobre os 100 anos de histórias e narrativas da Guerra do Contestado. “Convidamos toda a comunidade pinhalense para prestigiar a programação do 1º Piquenique Cultural”, destaca.

Neiva salienta ainda, que dos dias 14 a 20 de maio, integrando a 16ª Semana de Museus Hiperconectados, o Museu Histórico de Pinhalzinho terá uma programação especial.

“Estaremos recebendo alunos das escolas da região, da Universidade da Terceira Idade (Unit) na exposição da Guerra do Contestado, em nosso museu. Também estamos desenvolvendo o projeto ‘Resgatando Saberes e Sabores’. No domingo, dia 20 de maio, estaremos com a exposição no Museu das 14h às 18h, para as pessoas que queiram conhecer o museu e prestigiar a exposição. Estaremos de portas abertas”, salienta, convidando a todos para participar.